Como um Rei Viking contribuiu para a tecnologia? Conheça tudo sobre o Bluetooth!

Atualmente, a tecnologia Bluetooth equipa a grande maioria dos aparelhos celulares, laptops e uma série de periféricos de computador como mouse, teclado e fones de ouvido, o que ajuda a diminuir a quantidade de fios necessária para interconectar todos esses dispositivos. Essa tecnologia foi criada pela L. M. Ericsson em 1994, e, em 1998, as cinco maiores empresas de tecnologia e telefones (Ericsson, Nokia, IBM, Toshiba e Intel) fundaram a Bluetooth Special Interest Group (SIG).

O Bluetooth é um meio de comunicação sem fio (Wireless) que opera a curtas distancias (1-100 metros) na faixa de 2,400 GHz a 2,485 GHz, com canais de rádio frequência espaçados a cada 1 MHz. Nessa faixa de frequência – também conhecida como banda ISM (Industrial, Científica, Médica), podem operar dispositivos que não necessitam de uma legislação específico, ao contrário de canais de televisão, rádio, celular, etc.

O que muita gente não sabe sobre a origem do nome Bluetooth é que se trata de uma homenagem ao Rei Viking da Dinamarca, Harald Blátand (nome Dinamarquês) ou Harald Bluetooth (nome Inglês), o qual unificou os reinos da Dinamarca e da Noruega no ano de 958 d. C. O seu nome Bluetooth (Dente Azul) é alegado ser devido a um dente escurecido na boca de Harald.

Jim Kardac, líder da Intel, quando se reuniu com outros líderes do setor de tecnologia, para decidir o nome da nova tecnologia (“Bluetooth”) no início da década de 90, é citado dizendo: “Rei Harald Bluetooth foi famoso por unir a Escandinávia, assim como nós pretendemos unir as indústrias do PC e do celular com uma ligação wireless de curta distância”. Além disso, a tecnologia Bluetooth “uniu” novamente dois países Escandinavos: Filândia (Nokia) e Suécia (Ericsson).
Por fim, o símbolo do Bluetooth é uma unificação dos símbolos rúnicos (no caso, antigo futhark) para as letras H (Hagall) e B (Bjarkan), as iniciais de Harald Bluetooth (ou Blátand).

Para saber tudo sobre componentes eletrônicos, fique ligado no Blog da Nextthouse.