O Som do Vinil

Com a palavra: Os amantes do Vinil

“O vinil reproduz a música sem que ela perca nada do que foi criado em estúdio”

“Muitos ainda possuem bibliotecas em suas casas pelo ritual que o livro oferece: Passar os olhos em meio a tantos títulos, cheiro do livro, e o passar das páginas… Assim sou com meus LPs. Em minha sala de música, escolho o estilo, tiro o “bolachão” de suas capas inigualáveis, e desfruto desse prazer concentrado com a ajuda de meus fones ou deixo reverberar por toda minha casa”

“Quero ouvir uma música com textura”

fotos da comunidade Vinyl Collection no Instagram

Com tantas qualidades particulares, podemos dizer que o vinil não e

stá de volta como muitos dizem. Acreditamos que a mídia apenas está sendo mais reconhecida ultimamente pela sua entrega fidedigna da música e todo o ritual que a envolve.

A realidade é que desde seu início, o mercado dos discos nunca deixou de ser ativo. Sua produção foi reduzida devido à entrada de novas mídias no mercado, mas nunca deixaram de ser comercializados em todo o mundo. As pesquisas em tecnologia e renovação do vinil prosseguiram, e as pessoas que tem a preferência em ouvir o som particular que só um vinil tem, continuaram fiéis ao produto.

 

A materialização de uma obra de arte

Toda concepção de um disco é uma obra a parte. Desde sua gravação com o artista em estúdio, passando pela prensagem do disco e a arte para o encarte. “É ter uma obra de arte física em mãos”, muitos dizem. “É realmente valorizar o trabalho do artista” que quando grava um álbum pensa cuidadosamente quais faixas farão parte do lado A e do lado B. 

E o apelo visual dos encartes? Artistas gráficos colaboram com os projetos musicais para ilustrar capas de discos e dar vida ao álbum quando combinam as ilustrações com o conceito musical. É o caso de Sta

nley Downwood, que faz todo projeto gráfico dos álbuns do Radiohead desde que The Bends foi lançado em 1995. A cada novo lançamento do Radiohead, fãs da banda já esperam ansiosos pelo que o artista criou para o álbum.

O ato de ouvir um LP, é um ritual. É separar um momento exclusivamente para ouvir a música e apreciar uma experiência multissensorial, que envolve o tato, a visão, a audição e a própria emoção. Os amantes da música que buscam qualidade em áudio original nunca deixaram os vinis e o hábito de ouvi-lo de lado. Eles apreciam o chiado da agulha quando toca a superfície do disco, o som robusto e os graves em uma canção que só o vinil emite devido às gravações originais que asseguram um som mais limpo, especialmente quando utilizado em equipamentos apropriados.

 

Um segmento independente e em movimento constante

Além de grandes lojas especializadas, sebos, ou por meio da impo

rtação, as assinaturas de discos de vinil e feiras de vinil, são duas modalidades talvez pouco conhecidas, de adquirir novos lançamentos, ou até mesmo aquele LP raro para fazer parte da coleção.

O consumo do vinil como meio de mídia de qualidade é real e crescente, e ao constatar isso, a Sony voltou a fabricar discos de vinil em 2016, e diversos artistas da atualidade, não disponibilizam seus álbuns apenas em streaming, mas também lançam em vinil com uma tiragem limitada, que a torna especial e requintada. 

Gravações em vinil costumam ser mais elaboradas, ganham capas com embalagens especiais, o material e cor do vinil é diferente, entre outros detalhes que valorizam a mídia.

Existem artistas e álbuns que ganham edições em seus trabalhos mais ilustres, como o álbum Abbey Road dos Beatles que comemorou 50 anos e ganhou uma edição de luxo em setembro. A edição traz 40 faixas distribuídas em um vinil triplo, com várias gravações inéditas, e acompanha um livro de ilustrações e fotos de Linda McCartney.

 

Inovação de uma mídia que não parou no tempo

Os antigos toca discos foram substituídos por aparelhos mais modernos e com tecnologia avançada, e os LP’s também são aperfeiçoados e atualmente possuem a alternativa de serem em HD. 

A inovação HD (High Definition) vai aprimorar a sonoridade ampliando o volume e fidelidade do áudio, aumentará o tempo de reprodução da mídia, garantindo mais espaço para gravação de áudios, e continua compatível com toca discos disponíveis no mercado, sem precisar de um dispositivo exclusivo para reproduzi-lo.

Os toca discos também passaram por evoluções, e atualmente oferecem sonoridade superior nas reproduções, cada componente de um toca discos recebeu melhorias e além de reproduzir áudios esplêndidos, possuem um design formidável, que além de beleza, possui características que influenciam na qualidade do som.

A Clearaudio é uma empresa familiar alemã, que desenvolve os melhores equipamentos de som analógico no mundo. Atuando desde 1978 com a concepção de toca discos e seus acessórios, a empresa empenha-se em conceber soluções aprimoradas e sofisticadas, e dita os padrões desse setor. 

A alta qualidade encontrada em um toca disco Clearaudio, provém dos melhores materiais e constantes pesquisas e tecnologias implementadas em seus produtos. A filosofia em alcançar a reprodução excepcional, impecável e fiel dos áudios, impulsiona a empresa a manter um alto grau no controle de qualidade em cada parte do toca discos. A maioria dos componentes são produzidos internamente na fábrica, e os itens terceirizados atendem exigências rigorosas pa

ra poder fazer parte de um equipamento da empresa.

Um toca discos da Clearaudio, carrega consigo a assinatura de uma marca que combina paixão com responsabilidade, produz peças singulares e diferenciadas, e há mais de 40 anos apoia a reprodução da música analógica.

A MusicHall é uma empresa que atua na fabricação, importação e distribuição de componentes de áudio com a mais alta qualidade. Desde 1985 fabricam seus toca discos em uma fábrica na República Tcheca, e também é uma das empresas que não deixou de renovar e produzir equipamentos de reprodução de áudio analógico. A revista Stereophile, especializada em áudio de alta qualidade, recomenda os produtos da MusicHall em sua lista de Componentes Recomendados.

  

Para que essa “textura musical” seja sentida por seus amantes, a NEXTTHOUSE equaliza seus produtos junto a um serviço primoroso e exigente, onde desenvolve minuciosos projetos singulares.

Se o vinil tem sua essência, nós a reproduzimos em sua excelência máxima! 

Curti
Curti Amei Haha Uau Triste Grr
1