Review: qual melhor sistema para automatizar a iluminação, Control4 ou Savant?

Ao fazer uma nova construção, sempre dos deparamos com a questão orçamentária para detalhes como iluminação. No texto a seguir, vamos elucidar as ideias sobre duas ótimas soluções em iluminação automatizada: os sistemas Control4 e Savant. Com ambos você pode dar comandos a partir de aplicativos para tablet/smartphone, ou seus próprios controladores, mas existem muitas diferenças que você conhecer.

Se você tem um orçamento de iluminação decente, a melhor solução para o Savant é usar o Lutron Homeworks. A melhor solução para a Control4 é o seu próprio sistema de iluminação em painel. Ambas as soluções abrigam todas as cargas em um painel, que funcionará como caixa-mestre no seu armário ou porão, e tudo o que você vê em toda a casa são teclados para selecionar suas cenas de iluminação.

Agora, se o orçamento for mais apertado ou abrir paredes e tetos para eletricidade não for uma opção, o sistema de iluminação sem fio da Control4 pode ser útil. As lâmpadas de piso e de mesa podem ser conectadas a uma tomada de controle Control4, e os interruptores de luz fixos podem ser substituídos por reguladores Control4, todos se comunicando sem fio. A Savant também possui um ótimo sistema de iluminação WiFi, com foco na experiência do usuário e customização completa proporcionando maior autonomia.

A vantagem geral do Control4 na categoria de iluminação é por 2 motivos:

  1. A rede mesh usada para controlar a iluminação (Zigbee Pro) é a mesma rede usada para controlar controles remotos portáteis para todo o resto. Isso significa que cada luz Control4 também serve como um nó que fortalece sua rede, proporcionando um desempenho mais forte ao controlar todo o resto.
  2. A iluminação Control4 permite programá-la dentro do próprio Control4. Isso é mais rápido e fácil de programar do que qualquer outra coisa na indústria e reduzirá os custos de programação.

A única desvantagem da iluminação Control4 é que a iluminação e o sistema de controle dependem um do outro; se o sistema de controle cair, fica mais difícil controlar suas luzes. Por outro lado, um sistema de controle e a Lutron conversarão entre si, mas não dependem um do outro.

Para saber mais sobre Control4, Savant e sistemas de automação, fique ligado no blog da Nextthouse.